Depressão – O abismo entre você e a plenitude.

Todos merecem ser feliz!

Então porque existem pessoas que não são?

Porque então, que existem pessoas que vivem deprimidas?

Há momentos em que desacreditamos da vida, nos distanciamos de nós mesmo, é não esperamos mais que algo de bom possa acontecer, olhamos em volta e não enxergamos saída para esta crise, choramos sozinhos pelos cantos, vivemos deitado na cama sem vontade de levantar, as pessoas não tem paciência e ainda te julga, dizem que você é preguiçoso, mas não sabem que teve insônia a noite toda, preocupado, ansioso, triste, abandonado, com medo do amanhã.  Tem pessoas que até acredita que Deus o abandonou.

A depressão é um abismo que separa a alegria da tristeza. Mas existe um meio de construir uma ponte e atravessar isso tudo, veja abaixo cada pilar que você deve construir:

 

1 PILAR – RESPONSABILIDADE

Você pode começar por assumir que está em um estado depressivo. Assumir não significa aceitar, quando você assume, imediatamente você começa a trabalhar ao seu favor, buscando informações e ajuda.

Nesta fase não adianta achar culpados, a culpa não é de terceiros e muito menos sua, em nosso próximo encontro você saberá quem são os culpados disso tudo. Mas neste momento o que é valido é ASSUMIR A RESPONSABILIDADE DE MUDAR ESTE ESTADO.

2 PILAR – AÇÃO

Peça ajuda, o apoio para a depressão pode vir de várias fontes, incluindo médicos, psicólogos, terapeutas, psicanalistas, conselheiros de saúde mental, amigos e familiares.

Comece por partilhar os seus sentimentos sobre a depressão com alguém próximo a você, como um familiar ou amigo. Deixe a sua família e amigos saibam o que você está a passar e como eles podem ajudá-lo. Ter o apoio de alguém irá acelerar a sua recuperação.

Os profissionais de saúde mental como terapeutas ou psiquiatras podem ajudar a superar os problemas causados pela depressão, não espere tomar só medicação para a depressão passar, por vezes a terapia é tudo o que precisa para resolver os seus problemas, mas o maior efeito é o que VOCÊ produz no seu DIA A DIA, nos próximos conteúdos, eu vou disponibilizar a você um e-book que se chama roteiros diários para uma vida plena, nele você terá uma rotina que aplicada corretamente irá ativar todos os seus recursos internos.

Além disso pode haver grupos de apoio perto da sua área de residência que podem ajudar partilhando as suas experiências e ouvindo as outras pessoas. Na Grande Vitoria já estamos desenvolvendo um grupo especificamente para este propósito.

 

3 PILAR – FOCO

Parte do tratamento da depressão é feito com mudanças de estilo de vida saudáveis. Nem sempre são fáceis de fazer, mas podem ter um grande impacto sobre a depressão e podem ajudar muito a melhorar a forma como você se sente.

Mudanças estilo de vida que podem ajudar a se sentir melhor:

  • Praticar exercício
  • Ter uma alimentação saudável
  • Dormir bem
  • Estar mais tempo com a família e amigos
  • Gerir o stress e os seus compromissos
  • Apanhar sol
  • Afastar-se do álcool ou drogas
  • Ouvir músicas que levantam seu astral
  • Ver filmes
  • Ler bons livros
  • Etc

Esqueça que está em um estado emocional depressivo, foque na solução da mudança emocional, como? Ocupando seu tempo com coisas que produzam bem-estar, comece aos poucos e acelere ligeiramente, crie uma rotina diária, foque na solução não no problema.

 

 4 PILAR – PLANEJAMENTO

Se o apoio da família e dos amigos e as mudanças de estilo de vida, não são suficientes, procure ajuda de um profissional de saúde mental.

Existem muitos tratamentos eficazes para a depressão, incluindo:

  • Terapia
  • Medicação
  • Tratamentos alternativos.

Há uma variedade de tratamentos, medicamentos antidepressivos e psicoterapias que podem ser usados para tratar a depressão e a escolha do tratamento dependerá do resultado da avaliação.

Medicamentos

Dependendo do diagnóstico do paciente e da gravidade dos sintomas, o médico pode prescrever medicamentos e / ou uma das várias formas de psicoterapia mais adequadas.

Terapia, ou medicação + terapia

Algumas pessoas com formas de depressão mais leves podem fazer apenas psicoterapia, enquanto que outras pessoas com depressão moderada a grave na maioria das vezes beneficiam mais se fizerem um tratamento combinado: medicação para alívio dos sintomas e psicoterapia para aprender maneiras mais eficazes de lidar com a depressão.

Os pacientes que já atendi que estavam sendo tratados com medicamentos, tiveram em um curto espaço de tempo, a suspensão da medicação autorizado pelo médico e livres do estado deprimido.

5 PILAR – MELHORIA CONTÍNUA

O mais importante no tratamento da depressão é que a cura está dentro de você, a ação deve ser tomada por você, este papel ninguém pode substituir.

Faça coisas que te façam sentir melhor e não o contrário, porque por vezes o erro é mesmo esse! Por exemplo não deves ouvir músicas que te façam sentir mais triste, ao invés disso, ouça músicas que te façam sentir bem.

Siga as estratégias que foram comprovadas que melhoram o humor, como exercício, comer saudavelmente, dormir o necessário, apanhar sol, e formar relacionamentos com as pessoas.

Evite ficar em casa, usar drogas, bebidas alcoólicas, fazer coisas que te deixam tristes e desanimadas.

E, SEJA PLENAMENTE FELIZ.

Um grande abraço do,

Gerdeon Lana

Psicanalista & Coach

Idealizador do seminário Plenitude a arte da vida

Se este conteúdo fez sentido para você, compartilhe ele com pessoas que necessitam de apoio.

Receba nossos conteúdos através das nossas redes sociais:

Facebook           Youtube

BONUS
Quer participar da minha lista de transmissão via whats?  Você irá recebe áudios que irão te motivar e te conduzir a um a vida plena e extraordinária. Se cadastre no link abaixo e participe.

Focus, impact and creativity

Enter your email address below to get free blog updates!>